Aquariofilia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ficha Arco-Iris

Ir para baixo

Ficha Arco-Iris Empty Ficha Arco-Iris

Mensagem  Admin Qua maio 18, 2011 12:25 pm

Ficha Arco-Iris IMG_1470

Nome: Melanotaenia boesemani
Origem: Nova Guiné
Comp :9 cm
Aqua :80 L
pH :6.5
Temp :28°C

Esta espécie é extremamente dinâmica, nadando por todo o aquário. Come de tudo, sem frescura. O macho é bem colorido, em tons vermelhos e laranjas, já a fêmea é menos colorida. É bom sempre manter um casal no aquário, assim eles acostumam com a nova casa mais rapidamente. Além disso, estarão nadando sempre juntos. São pacíficos e dão muita vida a qualquer aquário comunitário.

Esta espécie é, na minha opinião, uma das mais bonitas deste gênero. Esse peixe gosta muito de viver em cardumes grandes como neons e rodóstomos. Como gostam de nadar muito é necessário mantê-los em aquários longos de cerca de um metro. São hábeis saltadores também, o que requer aquários bem tampados, apesar de eu nunca ter tido problemas com isso (há bastante espaço entre a tampa de vidro e o filtro externo para eles pularem para fora, mas nunca tentaram!). Vive em rios de correnteza lenta da Nova Guiné, por isso, se for montar um aquário só para eles, é bom utilizar um filtro externo colocado em um dos lados do aquário, e não atrás, como é de costume, para poder simular a correnteza do rio. Nunca tive a oportunidade de reproduzí-los, mas tenho um casal que está sempre se cortejando. O ritual de acasalamento ocorre a todo momento, mas uma troca de água parece agir como estímulo. No meu aquário basta eu começar a fazer a limpeza semanal com a retirada de parte da água que eles já começam a dançar. O cortejo e muito interessante: primeiramente macho e fêmea se encaram, encostando a ponta do rosto e agitando a cauda, mantendo a cabeça baixa. Eles fazem isso de preferência em cantos entre troncos, pedras ou plantas, na parte mais baixa do aquário. De tempos em tempos o casal se separa e o macho nada em círculos grandes pelo aquário e retorna à frente da fêmea repetindo o ritual. Quando parece que está indo tudo bem entre eles, macho e fêmea pôem-se lado a lado, com suas cabeças encostadas e nadam juntos assim por sobre alguma planta baixa (no meu aquário é a Vesicularia dubyana, que é originária do mesmo lugar onde vive este peixe). Acho que neste momento deveriam estar copulando, mas nunca consegui observar nada. Durante todo o ritual o macho exibe na testa e início das costas uma faixa brilhante esbranquiçada que chega até o início da nadadeira dorsal. Ela fica muito mais brilhante quando o ritual de acasalamento ocorre. É um espetáculo!




Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 32

https://aquariohobby.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos