Aquariofilia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alternanthera sessilis var. 'rubra'

Ir para baixo

Alternanthera sessilis var. 'rubra' Empty Alternanthera sessilis var. 'rubra'

Mensagem  Admin Sáb Fev 05, 2011 6:43 am

Alternanthera sessilis var. 'rubra' Images?q=tbn:ANd9GcRGsPN48PavnRMh98MDhkLwd0MGHcGQfFiMc2tgmryAJXB-QAPW&t=1

Nome: Alternanthera sessilis var. 'rubra'
Origem: Sudeste da Ásia
Cuidado: Especial
Cascalho: Rico
Iluminação: Forte

Esta é uma das mais belas plantas que você pode encontrar facilmente pra vender nas lojas de aquarismo. A sua cor vermelho-violeta intensa e uniforme é inigualável, mas ela tem um "defeito" fatal - esta NÃO É uma verdadeira planta aquática! A Violácea é apropriada apenas para terrários e paludários. Quando totalmente submersa, ela só consegue sobreviver por um breve período, algumas semanas no máximo. Depois disso ela inevitavelmente desintegra, não importa o quanto você tem de iluminação, nutrientes e CO2 no seu aquário. Por outro lado, se você plantá-la em uma montagem com água rasa e permitir que os caules estiquem até acima da superfície, aí ela se torna uma planta maravilhosa e fácil de cultivar. Quando eu comecei a praticar jardinagem aquática a sério, eu comprei esta planta pensando que ela era a verdadeira Alternanthera aquática (Alternanthera reineckii). Nem preciso contar que, quando eu perguntei, o lojista me respondeu que elas cresceriam muito bem debaixo d'água. Quando ficou claro que a planta não estava indo bem, eu dei uma pesquisada e encontrei as informações acima. Então eu preparei um mini-aquário de 2 litros colocando alguns centímetros de areia mais um pouco de aditivo de cascalho, enchi com água do aquário e transferi as plantas para lá. Aí eu coloquei ele no meu terraço para pegar iluminação indireta, e as plantas rapidamente decolaram e passaram a florescer continuamente! Em poucas semanas eu estava podando e replantando os caules, até obter um mini-vaso densamente plantado e de baixíssima manutenção, que eu mantive por quase 2 anos. Depois que você aprende sobre elas, perceber a diferença entre a Violácea e as verdadeiras Alternantheras aquáticas é fácil: a primeira normalmente tem um tom uniforme com caules rígidos e quase retos, e muitas vezes apresenta pequenas raízes brancas e retas como na foto acima. Já as aquáticas têm diversas variantes, mas em geral têm um tom distinto entre o lado de cima e o de baixo das folhas (o lado de baixo é geralmente mais vermelho), e na forma submersa os caules são muito mais flexíveis.


Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 32

https://aquariohobby.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos