Aquariofilia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doenças gerais em peixes

Ir para baixo

Doenças gerais em peixes Empty Doenças gerais em peixes

Mensagem  Admin Seg Fev 21, 2011 10:32 am

Doenças gerais
Gostaria de ressaltar que as chances de peixes ornamentais ficarem doentes são muito pequenas, desde que providências de prevenção sejam tomadas, tais como: Higiene no aquário, trocas parciais obrigatórias, observar bem os peixes na hora da compra e comprar em lojas de higiene e de confiaça com procedência. Mesmo assim, peixes estão sujeitos a adquirir uma doença e aí tentamos relatar as mais comuns doenças de Peixes Ornamentais, quais os sintomas e providências a serem tomadas.

Íctio

Causado por protozoário, perfura rapidamente a epiderme e se estabelece entre a epiderme e a derme, deixando um ponto branco . De fácil diagnóstico. Parasita de ciclo reprodutivo dentro e fora do peixe. Infectam um aquário em pouco tempo. Geralmente atacam peixes com baixa resistência, ou introduzidas a pouco dentro do aquário.

Deixe em temperatura alta por volta dos 29 a 30 °C, introduza sal grosso, 15 mg a cada 10 litros por curto periodo de tempo, 10 dias, (lembre sempre que o sal não é muito benéfico as coridoras e peixes de couro), isso deve melhorar, eliminar o parasita. O Ictio é uma doença que geralmente pode atacar pela baixa resistência do peixe pelo transporte, até as lojas e até finalmente em seu aquário, mas não devemos nos desesperar, pois em pouco dias notaremos que ele desaparecerá , assim que o peixe adquirir uma resistencia melhor, não esquecendo de aumentar a temperatura.

Fungos

Maiores causadoras de doenças em peixes ornamentais, maioria ataca a pele, peixes debilitados, com stress por muita manipulação, são seriamente sujeitos a adquirir fungo, nas infecçoes causadas por traumatismo, lesões e brigas. O risco está em antingir os olhos, podendo até afetar o cerebro. Devemos adquirir imediatamente um remédio nas lojas especializadas, seguindo as recomendações do fabricante, sempre usando um aquário hospital, para evitar novas lesões e contaminação do peixe.

Oodium-pillularis

Doença de "poeira dourada" vulgarmente chamado. Ataca principalmente alevinos e peixes novos, ataca quase todas as espécies de peixes tropicais, Doença muito contagiosa, e se espalha pelo aquário rapidamente, produzindo uma perda total dos peixes. Apresenta sinais parecidos do Ictio, em seguida apresenta uma camada na pele em forma aveludada, branco ou amarelo. Nota-se um emagrecimento e muita excitação do peixe. Retirar os peixes afetados, Pode ser usado como medicamento o azul de metileno 5 ml p/ 5 litros, pode-se elevar a temperatura do aquário hospital , mantendo o aquário no escuro para matar o parasita. Doença de difícil cura pela rapidez da contaminação. Existem excelentes remédios importados para a tentativa de cura, lembrando que deve-se seguir rigorosamente a bula dos fabricantes.

Tuberculose

Esta doença é simplesmente uma das mais temidas, pode acabar com um aquário inteiro caso não diagnosticado rapidamente, o peixe fica magro, com falta de apetite, destruição das nadadeiras, deformação da coluna, nado obliquo, o peixe fica desgovernado. Até o momento não se tem cura, devemos sacrificar o peixe sem dó, pois a doença pode ser transmitida facilmente pela alimentação e pode-se correr o risco de perder o aquário todo!

Hidropsia

Doença causada por uma bactéria, Aeromonas Punctatos, o peixe fica com o abdome muito inchado, para de se alimentar. Nada em circulos, pode ficar com escamas eriçadas, destruição de nadadeiras, manchas vermelhas em todo o corpo. Muito díficil a cura, ainda não é conhecido um remédio realmente eficaz para essa doença.

Fungo nos Olhos (pop-eye)

Os olhos ficam encobertos ou projetados (pop-eye). Pode se tornar mais severo caso não seja tratado, pois ocorre infecção também por bactérias, além do peixe desenvolver tuberculose. As vezes ocorre devido a quantidade excessiva de matéria em decomposição na água. Deve ser feito com associação de antifúgicida e antibiótico.

Nadadeiras Degeneradas

Uma das causas desta doença é a alteração de pH, geralmente ácido. Outro fator, mais preocupante, é a falta de higiene e a qualidade do alimento oferecida, causando má condição da água e desnutrição, respectivamente. Estes fatores podem ser portas de entradas para outras doenças.

Cóstia

Causado por três protozoários: Chilodonella, Costia (ichtybodo) e Cyclochaeta (Trichodina) afetando a pele causando um embaçamento das cores, produção excessiva de muco e debilidade. Em estágios mais avançados atingem as guelras causando a morte do animal. O surgimento desta doenças ocorre devido a quedas de temperaturas na água. Tratamento com remédios apropriados.

Hexamita

O agente etiológico da doença é o Hexamita, protozoário flagelado.O nome "Parasita do Disco". Existe uma doença chamada "Hole-in-the-head" (Doença do Buraco na Cabeça), frequentemente observada em Discos, Acarás, Oscar e outros Ciclídeos, associando-se a presença do Hexamita, bem como a infecções bacterianas, desnutrição, aquário sujo, além do uso de carvão ativado. Em muitos peixes a infecção é inaparente, acometendo espécimes jovens. Por isso, quando observarmos um peixe muito emagrecido devemos pensar, além dos distúrbios alimentares, primeiro em Tuberculose e depois em Hexamita. Outro sinal observado na doença é o escurecimento da pele. A prevenção faz-se através da boa alimentação, a qual evita lesões intestinais. Manter limpo e higiênico seu aquário. A doença tem cura e deve ser adquirida seu medicamento em lojas especializadas.

Parasita do Disco

É um protozoário presente no intestino nas espécies de Disco. Dissemina-se lentamente para outros peixes. Sinais: causa doença inflamatória intestinal. O parasita é detectado pelo exame microscópico do animal sacrificado. Tratamento a base de Metronidazol pode ser eficaz.

Acidose

Água ácida. Muitas espécies de peixes convivem bem em águas ácidas, outros preferem águas alcalinas (pH maior que 7.0) ou neutras. Daí a importância de conhecermos o pH ideal de cada espécie e mantermos monitorizado o aquário quanto ao pH. Grandes acidoses podem levar à morte lenta ou rápida dos peixes que não convivem em meio ácido. Os peixes morrem em posição natural, muitas vezes escondidos entre as plantas. Sinais: observamos aumento na frequência respiratória, boquejamento, opacificação e depósitos de cor cinza nas brânquias, vegetações e secreção mucosa (de muco) nas brânquias, escamas eriçadas, nadadeiras fechadas, pele avermelhada e peixes que nadam em círculos.

Ascite Infecciosa

Septicemia hemorrágica. A doença é própria dos ciprínideos: Barbus, Brachydanio, Danio, Tanichthys. Sinais: olhos saltados ou olhos fundos, ânus avermelhado e prolapsado (deslocado do seu lugar habitual, caído), líquido amarelado (em alguns casos aquoso ou claro) na cavidade abdominal, fígado amarelado ou castanho-amarelado ou cinza-esverdeado, inflamação do intestino e bexiga natatória. Devemos criar condições para uma boa resistência e imunidade e as boas condições de higiene decidem o curso da doença. Isolar o peixe doente.

Ferimentos

Em meio natural, as lesões traumáticas resultam geralmente de ataques de predadores. Essa lesões cicatrizam facilmente, a não ser que exista uma infecção secundária na lesão. No aquário, os ataques de predadores ocorrem por incompatibilidade entre as espécies ou lutas pelo território quando se introduz um peixe novo. As lutas entre machos da mesma espécie são bem conhecidas (Bettas, Ciclídeos africanos) ou por falta de adaptação de peixes em geral, sofrem lesões na pele como hematomas , hemorragias, nadadeiras destruídas. Tratamento: Isolar o peixe em aquário hospital, Permanganato de potássio a 2%, pincelar o ferimento com Tintura de iodo, oferecer pouco alimento.

Chilodinella

A pele do peixe fica com uma película branca-azulada em toda a superfície e o peixe fica boqueando na superfície da água. Utilize um parasiticida comercial ou azul de metileno (3 ml de solução a 1%/10 litros de água).

Buraco na cabeça

Esta é uma doença típica dos Acarás. Ataca os órgãos internos, causando danos que podem ser irreversíveis. Causa falta de apetite, e na fase final, aparecem inchações e perfurações na cabeça e em todo o corpo. Não é muito contagiosa. Um bom bactericida e azul de metileno ajudam a curar esta doença.

Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 32

https://aquariohobby.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos