Ficha Boce De Fogo

Ir em baixo

Ficha Boce De Fogo

Mensagem  Admin em Qua Maio 18, 2011 12:16 pm



Nome: Thorichthys meeki
Origem: Guatemala, Yucatan
Comp: 12 cm
Aqua: 100 L
pH: 7.0
Temp: 25°C

Alimentação:
Peixes omnívoros que comem de tudo com um apetite voraz (comida seca em flocos ou granulados, comidas caseiras e todo o tipo de comida congelada).

No seu habitat natural gostam de "pastar" pelos "campos" de algas e comer pequenos crustáceos.

Dimorfismo Sexual:
Os machos tendem a ficar ligeiramente maiores e com as cores bem mais vivas, apesar de que em época reprodutiva ambos os sexos ficam com o vermelho muitíssimo intenso.

As barbatanas nos machos são também mais compridas e terminam com uns filamentos longos e finos.

Tamanho Máximo:
Entre 12cms a 15cms sendo que as fêmeas ficam tipicamente mais pequenas.

Comportamento:
Um dos ciclídeos que podem ser mantidos em conjunto com espécies típicas de aquários comunitários dado o seu excelente temperamento calmo inter-espécie. No entanto não devem ter como companheiros peixes pequenos sob pena destes serem considerados como alimento. Entre indivíduos da mesma espécie tornam-se ligeiramente mais agressivos não chegando no entanto para pôr em causa a integridade física dos elementos mais fracos, não passando tipicamente de umas corridas para mostrar quem manda e estabelecer hierarquias. Em época reprodutiva as coisas mudam um pouco e o casal em actividade torna-se muitíssimo violento e extramamente protector em relação aos seus alevins correndo com todos os peixes da zona que definiram como ninho. Por esta altura atacam sem dó qualquer coisa que se aproxime independentemente do tamanho, como por exemplo a mão do dono, mangueiras aquando de tpa´s ou peixes de porte superior.

São portanto excelentes adições em aquários de peixes do mesmo porte ou pouco maior pois cuidam bem de si mesmo com peixes de dimensões maiores e mais agressivos. Para tentar a reprodução um aquário dedicado apenas para o casal pode e deve ser equacionado pois deste modo não colocamos em risco outros individuos. No entanto perdemos também um pouco do seu comportamento natural que revelam quando são pais.

Reprodução:
São peixes ovopositores. Limpam uma zona lisa no aquário (muitas vezes uma parede do mesmo) e a fêmea deposita então os ovos quando entendem estar reunidas as condições. Em seguida o macho liberta o sémen sobre os ovos fertilizando-os desta forma. Passados dois dias os ovos eclodem e dão então lugar a pequenos peixes que começam a nadar ao final de 5 dias. Após a eclosão dos ovos os pais levam os filhos para algum buraco ou fresta que entendem como segura e se acharem necessário mudam os pequenos várias vezes. Depressa os jovens começam a crescer...sempre debaixo do olhar atento dos pais.

Tamanho mínimo do aquário:
Para um casal sozinho 100 litros são suficientes. Se o objectivo é mantê-los com outras espécies em comunitário o tamanho mínimo nunca deverá ser inferior a 200 litros.

Outras Informações:
Um dos maiores encantos desta espécie prende-se com a particularidade que têm ao expor uma membrana que possuem por debaixo da cabeça quando em posição de defesa. Essa membrana atemoriza os adversários pois dá uma noção de tamanho completamente diferente do peixe parecendo este muito maior. Como se não bastasse nessa membrana existem ainda "pintados" dois ocelos enormes que se assemelham a olhos ficando o possível atacante confundido ao ver 4 olhos na sua frente.

Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://aquariohobby.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum