Ficha Tetra Congo

Ir em baixo

Ficha Tetra Congo

Mensagem  Admin em Ter Fev 08, 2011 1:02 pm



Nome: Phenacogrammus interruptus
Origem: Zaire (Africa)
Comp: 8 cm
Aqua: 80 L
pH: 6.8
Temp: 24°C


Ainda não vi, em livros ou ao vivo, características significativas de dimorfismo sexual. Fala-se em nadadeiras mais longas e cores mais vivas para o macho, mas num peixe em que esses são traços comuns fica difícil chegar a uma conclusão. Dick Mills diz que as fêmeas têm o cor mais puxada para o marrom e só os machos são azul-turquesa. O comportamento segue a linha dos tetras: às vezes está quieto num canto, às vezes está nadando por todo aquário. É um peixe mais veloz que os seus companheiros devido à forma do corpo. Iluminação apropriada realça toda a beleza deste peixe, que cresce rápido e fica desinibido quando tem o tratamento adequado, mas não dispensa vegetação como refúgio. Um detalhe que não pode ser desprezado é o apetite voraz desse peixe. É muito boa boca. Adora a ração da Tetra para Discos, mas também não dispensa uma boa comida viva. Uma comida que com todos os meus tetras não faz o menor sucesso é Dáphnia seca. Outra que nenhum deles gosta é artêmia em conserva. A ideal continua sendo a viva, que aí sim ele não dispensa. Alguns livros colocam seu tamanho máximo entre 8-9 cm, mas já vi exemplares com seus 12 cm. Os meus estão com 8 cm e já os flagrei encurralando os peixes-lápis do aquário, bem menores em tamanho, que escaparam de uma mordida. A água do aquário têm pH 6,8 e temperatura 28°C. Recomendo um aquário de pelo menos 80x40 para mantê-los.

Depois de análises em cardumes, pude constatar as características de diferenciação sexual no Tetra Congo. No macho, uma faixa amarela atravessa o corpo no terço superior, indo da cabeça à cauda e a nadadeira dorsal chega até a caudal. Na fêmea as cores são menos vivas. O corpo é todo azul acinzentado, não possuindo essa faixa amarela. Mas a característica principal é a nadadeira dorsal curta, quase como a de um mato-grosso, bem diferente da do macho.

Tenho notado a dificuldade de alguns aquaristas para reconhecer a fêmea dos tetra congo, porém é algo muito fácil: basta verificar a cauda, pois a fêmea desde pequena tem sua cauda muito parecida com a de qualquer peixe, enquanto o macho desde pequeno já pussue a saliência típica de qualquer tetra congo macho. Também a nadadeira dorsal da fêmea é bem menor. Na verdade o que ocorre é que nas lojas é muito raro encontrar fêmea para vender, mas quando o aquarista ver concordará que é bem diferente. Vale a pena pesquisar nas lojas, pois nos aquários que possuem fêmeas e machos, o colorido do tetra congo é mais vivo. Isto sem dizer das evoluções que os casais costumam fazer, embelezando ainda mais este magnifico peixe.

Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://aquariohobby.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum