Ficha Labeo Bicolor

Ir em baixo

Ficha Labeo Bicolor

Mensagem  Admin em Sex Fev 04, 2011 3:28 pm




Com a barbatana traseira ao rubro, este peixe parece ter uma bandeira sempre hasteada em sinal de que está atento na defesa do seu território. A sua cor vermelha pode ainda ser interpretada como sinal de perigo, já que o seu temperamento dominador é, muitas vezes, stressante para outras espécies. Cabe- lhe a si, verdadeiro líder do aquário, gerir sensibilidades, pois não deverá passar sem um Tubarão de Cauda Vermelha.

Ficha técnica
Labeo bicolor é o nome científico deste peixe da família dos Ciprinídeos, oriundo da Tailândia. Em adulto, pode atingir os 15 centímetros de comprimento. Em cativeiro, recomenda- se que a temperatura da água do aquário se situe entre os 22 e os 26 graus centígrados e que o Ph se fixe no 7. No que respeita à zona de ocupação do aquário, o Tubarão de Cauda Vermelha circula tanto no fundo como à superfície como em qualquer outra zona do tanque, não se deixe, portanto, enganar com o formato da boca deste peixe, que, virada para baixo, leva a crer que se trata de um peixe de fundo.

Para lá do que dizem os livros
No que concerne aos animais, em particular aos peixes, a literatura é apenas o ponto de partida, crucial no esclarecimento das principais coordenadas e directrizes, mas que não dispensa a relação directa, a experiência de cuidar de um peixe todos os dias, perceber o que o deixa feliz e aquilo que o inquieta, qual o melhor meio ambiente para o acolher e com que peixes priva com maior harmonia. Por isso, antes de adquirir uma espécie é sempre bom falar com um especialista ou apenas com outras pessoas que fizeram a mesma opção. Em relação ao Tubarão de Cauda Vermelha, os testemunhos coincidem em alguns pontos essenciais que convém reter.
— É um peixe territorial
Este é um dado essencial, implica que deverá ter um aquário grande para minimizar o efeito negativo das suas possíveis e muito prováveis perseguições. Deverá ainda ter imensos esconderijos para abrigar outros peixes, nomeadamente os mais pequenos e os de temperamento mais sensível que possam sentir-se ameaçados com as investidas deste bravo do pelotão, que por vezes, persegue as suas vítimas até à exaustão. Há quem consiga o equilíbrio desejado em aquários de apenas 50 litros, mas é raro. A maior parte das experiências bem sucedidas apontam para tanques de 600 litros ou mais, onde, de preferência, não coabita com peixes que tenham os mesmos hábitos, sejam do mesmo tamanho nem as mesmas preferências alimentares.
— Tímido?
Parece que sim, pelo menos nas primeiras horas, antes de tomar conta da situação. Destine-lhe desde logo um esconderijo, para facilitar a sua adaptação.
— É perito em fugas
A mais pequena fresta pode ser fatal, mesmo aquela nesga que ladeia a entrada de algum do equipamento no topo do aquário. Se por algum motivo tiver de esvaziar toda a água do aquário e mantê-los temporariamente num outro recipiente, certifique-se de que fica bem tapado, pois há relatos de saltos de 30 centímetros de altura em direcção a uma morte certa.
— Eficaz na remoção de algas
Por circular em toda a zona do aquário, nomeadamente pelo fundo, ele é óptimo na gestão do condomínio fechado, auxiliando na limpeza do fundo e na remoção de algas, as quais come.
— É um peixe fascinante
Pela inteligência demonstrada, pela vivacidade e até pela exuberância da forma com que defende o seu território, o Tubarão de Cauda Vermelha acaba sempre por ser o predilecto.
— Muito activo
Pudera! Entre limpar o fundo, perseguir outros companheiros, proteger o seu território e pavonear a sua bela barbatana colorida, o dia passa literalmente a correr.
— O mais bonito
Este é outro comentário comum, mas pode bem ser fruto de uma preferência que decorre de tudo o resto que ficou dito. Com isto não se secundariza a sua beleza natural, resultante do contraste bicolor entre o corpo negro e a cauda de um vermelho vibrante.

Admin
Admin

Mensagens : 58
Data de inscrição : 31/01/2011
Idade : 26

Ver perfil do usuário http://aquariohobby.forumeiros.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum